17 junho 2010

Análise de Linguagem: Moda e Comunicação

Dentre os diversos significados dados a palavra comunicação, é importante ressaltarmos que esta consiste em um processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. No livro Moda e Comunicação de Malcolm Barnard podemos encontrar idéias que dizem respeito à moda como forma de se comunicar e expressar, uma vez que uma peça de roupa não é moda até que alguém a use para indicar sua posição social ideal ou real.

Para o autor do livro, a roupa por nós usada pode ter a finalidade de nos proteger do frio, expressamos nossas crenças culturais e políticas, de mostrarmos através das peças a nossa classe social e o comportamento que devem esperar de nós por pertencermos a determinados grupos, por seguirmos uma escolhida religião entre outras diversas formas. Afinal moda expressa uma identidade que revela o estilo de vida e status social do individuo.

A linguagem da roupa se dá pelo processo (comercial) ou pelo modelo semiótico (conceitual), sendo a primeira o “meio” pelo qual uma pessoa diz algo a outra através da indumentária e a segunda a respeito da negociação entre as partes envolvidas e seus conteúdos, podendo obter como exemplo a interação social através de mensagens entre o estilista – remetente – meio – receptores.

A semiótica, linguagem conceitual citada acima, compreende todas as investigações sobre a natureza dos signos, incluindo a comunicação e significação dada a partir do vestuário. Ela nos possibilita pensar no movimento que envolve as mensagens, para que seja possível compreender os procedimentos e recursos empregados nas imagens, palavras, sons e diagramas, permitindo que as mensagens sejam analisadas.

Existem diversas formas de avaliar estas mensagens, sendo nos aspectos quantitativos, sensoriais como, na linguagem visual, cores, formas, linhas, movimento, dinâmica, volume, entre outros.

Sendo assim, a maneira como a pessoa se veste é uma forma de se construir uma identidade, sendo a moda um símbolo que transfere significados e que articula possíveis igualdades e diferenças. A partir disso um estilo é construído, o que permite analisar que vestuário é uma forma de comunicação.

A moda é uma forma de comunicação não-verbal, que não se utiliza de palavras faladas ou escritas. Para se tornar tendência a roupa ou a coleção precisa se auto comunicar, ser difundida e interpretada, com a ajuda essencial da mídia para que haja uma comunicação social.

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