17 junho 2010

Análise de Linguagem: Signos

http://www.thecontributingeditor.com/2010/05/tight-knit/
(link do editorial)

O editorial Tight Knit mostra o desconforto ajustado das peças feitas em tricô, e o quanto elas marcam a silhueta de cada corpo. Para que isso possa ser percebido, houve uma preocupação em utilizar modelos nus para mostras o quanto o material e suas amarrações são justos e marcam o corpo e, através da expressão corporal dos modelos que esse material é desconfortável e incômodo.

Entre os recursos utilizados pelo fotógrafo Jeffrey Conhen e pela editora de moda Andreas Kokkino podemos destacar a excessiva união, “colação” dos modelos, que representa o quanto o tricô é justo ao corpo, como uma associação as relações interpessoais. Outro aspecto faz referência à moda, isso porque apesar do desconforto e das limitações trazidas pela malha ela é muito utilizada por estar na moda e ser uma forte tendência. Sendo assim é possível perceber que para estar na moda, o desconforto gerado é suportado.

Todas as peças presentes no editorial são confeccionadas em cores como preto, cinza, azul, branco e vermelho, misturadas entre as tramas do tecido, dando ao vestuário um toque moderno. Quanto à modelagem é possível perceber que as roupas, por serem bem justas e aderentes ao corpo, marcam muito as formas do mesmo.

Analisando de forma denotativa, ou seja, utilizando o significado original ou usual da palavra na língua, o tricô e as amarrações significam tecidos de malhas entrelaçadas. Já conotativamente estes entrelaces podem ser associados às relações vividas entre as pessoas, uma vez que essa classificação consiste na imagem que adquire um significado especial que só pode ser esclarecido pelo contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário